Apocalipse Machista

Essa semana, no grupo do telegram do RapaduraCast, vi a galera discutindo sobre a polêmica do outdoor de promoção do filme dos X-Men, na hora pensei sobre a maneira como alguns traços sociais estão arraigados em nossa sociedade e em nosso tempo, e não pude deixar de refletir sobre como para àqueles que são dos ditos dominadores, atos cotidianos e aparentemente sem valor podem estar carregados de opressão e preconceito. Não conheço nenhuma feminista ferrenha, mas tampouco vi em minha timeline ninguém reclamando sobre o  caso. Ainda não tinha considerado o ponto exposto no artigo abaixo, mas definitivamente é algo  se considerar também

Será que a polêmica do outdoor de X-Men: Apocalipse é uma Tempestade em copo d’água?

Postado originalmente em Nerd Pai – O blog do Pai Nerd

Semana passada um outdoor para promover o filme X-Men: Apocalipse criou certa polêmica. O bad guy do filme estava enforcando uma das personagens e muitas pessoas acharam um absurdo. Defendiam que esse tipo de divulgação incentiva os homens a agredirem as mulheres.

Será mesmo?

X-Men--Apocalipse-machista-01

Um dos argumentos que eu li é que se um Padawan passasse pela rua e visse esse outdoor, iria formar a ideia que bater em mulher é legal. O Apocalipse – um vilão cruel que quer destruir a humanidade – estava enforcando uma mutante azul, a Mística. Será que ele estava fazendo isso por que ela era mulher ou simplesmente por ser uma rival?

Vale lembrança que no filme o Apocalipse bate em tudo e em todos.

Ontem vi um comentário de uma feminista no Facebook – compartilhado por uma amiga que atua nessa causa e a considero o muito  – que me fez pensar:

_X-Men--Apocalipse-machista-02a

A desinformação é uma ferramenta forte e está sendo usada por todos os lados. Ao problematizar algo que não precisa de problematização, é uma forma de desmoralizar uma causa.

As pessoas nem sabem diferenciar entre feminismo, femismo, misandria e misoginia. Ao “problematizarem” um pôster de um filme de ficção irá fazer com que todos taxem um movimento legítimo e necessário como #mimimi.

Aí, Jovens Padawan, todos acabam perdendo com isso. Como disse o psicólogo social Gustave Le Bon:

O que há de mais singular numa massa psicológica é o seguinte: quaisquer que sejam os indivíduos que a compõem, por mais semelhantes ou dessemelhantes que sejam seus modos de vida, suas ocupações, seu caráter ou sua inteligência, a mera circunstância de sua transformação numa massa lhes confere uma alma coletiva, graças à qual sentem, pensam e agem de modo inteiramente diferente do que cada um deles sentiria, pensaria e agiria isoladamente

Ou seja, você vira massa de manobra. E como todos sabem, a massa é acéfala. Vamos ser mais inteligentes?

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s